O mundo está em constante mudança. Hoje, muitas carreiras, que jamais imaginávamos no início da década, estão surgindo e uma das carreiras que vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos é a carreira de influenciador digital. Por isso, nós da Pickme elaboramos um compilado de estratégias matadoras para você iniciar neste ramo.

1. Seja paciente, se tornar um influenciador autoridade no assunto leva tempo.

A maior parte dos influenciadores iniciantes desiste no início. Isso porque não tem a paciência necessária para esperar sua página ser conhecida ou ainda não se acha capaz de ser um influenciador digital. Não fique no meio do caminho, não desista. Lembre-se que muitos influenciadores começaram pequenos. A Iza, por exemplo, começou como influencer no YouTube em 2014 (assista) e o Winderson Nunes que já passa de 43 milhões de inscritos no seu canal, iniciou suas publicações em 2013 (este é seu primeiro vídeo dele na plataforma: clique aqui). Nunca despreze primeiros começos, eles podem te dar muito orgulho no futuro.

2. Foco. Selecione um nicho de mercado e se torne autoridade no assunto.

O segundo passo para quem deseja virar um influenciador de sucesso é focar em apenas um nicho de mercado, um tema, um assunto. Como funciona uma startup em ascensão, no início é primordial ter foco. Quanto mais especialista em determinado assunto você for, mais chances você tem de se tornar autoridade no assunto e, com o tempo, os seguidores interessados começam a chegar. Ainda não sabe qual tema focar? Fica de olho na próxima dica.

3. Faça testes. Cultive um mindset de experimentação e inovação.

No início, é perfeitamente normal estar em dúvida em qual assunto abordar no canal. Se você ainda não sabe ao certo por onde começar, faça testes. Escolha um tema como marketing, por exemplo, e comece a falar sobre social media, growth, seo. Geralmente os influenciadores escolhem o nicho onde trabalham todos os dias, um hobbie ou características destacadas pelos amigos. Se você tem um humor único, por exemplo, porque não criar uma página de memes? Se suas amigas elogiam suas roupas, porque não falar de estilo e tendências no seu Instagram? Se seu hobby é fotografia, porque não mostrar seu trabalho para o mundo? Nesta etapa inicial, buscar o autoconhecimento é fundamental.

4. Pesquise e surfe na onda. Faça conteúdos que sua audiência quer ouvir.

Um dos principais erros no início é tentar criar uma necessidade e falar sobre o que sua audiência não quer ouvir. Para saber quais são os assuntos mais pesquisados no momento, você consegue utilizar duas principais ferramentas: Google Trends e YouTube. Liste as palavras e vídeos mais buscados pela audiência que você quer atingir e comece a realizar conteúdos para eles. É essencial uma etapa dedicada à pesquisa e planejamento para entender o que o seu público quer ouvir.

5. Métricas. Acompanhe as métricas desde o início.

Nesta fase inicial é primordial que você acompanhe como está sendo a aceitação dos conteúdos pela sua audiência. Quais conteúdos possuem o maior alcance e somatória de interações (likes, comentários e share), além do melhor canal, melhor formato de publicação, dia da semana e horário. Por isso, você não precisa se sentir pressionado a escolher um determinado assunto de imediato. São os seus seguidores que dirão qual o melhor caminho para você seguir. Confie neles e no seu potencial.

Quer saber mais de como se tornar um influencer?
Fique de olho no blog da Pickme, com mais dicas a qualquer momento.

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