O segredo para se tornar um influenciador digital é uma combinação de fatores. Como qualquer outro trabalho, ele exige dedicação diária, paciência para ver sua página crescer e além de tudo, frequência de conteúdo e muitos testes a/b para atender as necessidades da sua audiência. 

Por isso, a PickMe preparou uma curadoria de ferramentas de marketing digital que podem te ajudar na organização das tarefas e tornar o dia-a-dia de influenciador digital muito mais fácil. Bora conferir?

1. Gerenciador de Projetos: Trello.

Uma das primeiras ferramentas que você vai precisar é um gerenciador de projetos. Ele vai ajudar a tirar suas ideias da mente e organizá-las em prioridades com prazos e status bem definidos. Para começar, indicamos uma ferramenta muito utilizada no mercado, com versão gratuita: o Trello. Ele é extremamente fácil de usar no computador ou no celular e, com a ferramenta, você pode fazer listas, cards de tarefas e dividir em blocos por status. Recomendamos dividir os cards em 3 blocos iniciais, por status de priorização: To-do (Tarefas a fazer), Doing (Em Andamento), Done (Realizadas). Essa metodologia vem do Scrum, uma forte tendência nas startups e te ajuda a movimentar as tarefas de acordo com sua priorização. Além de te ajudar a aumentar sua produtividade, isso vai te trazer a sensação de dever cumprido ao final de cada dia.


2. Planejamento Mensal de Social Media no Google Drive.

Um bom influenciador digital é um excelente social media. Aprender técnicas de social media são essenciais para quem deseja se dedicar a este trabalho. Com isso, um influencer não pode viver sem o que os profissionais de marketing digital chamam de Planejamento Mensal de Social Media

Ele é um documento no Google Sheet que te auxilia na organização de canais, temas, links e publicações do mês, além de também poder organizar seu orçamento, no caso de publicações patrocinadas.Não sabe nem por onde começar um Planejamento Mensal de Social Media? A Pickme te ajuda! Preparamos um modelo de planejamento para você iniciar hoje mesmo: Baixe Agora

3. Para ter boas ideias: Pinterest, YouTube e TikTok.

A criatividade está ligada à sua bagagem e ao número de referências que você possui. Quanto maior o número de referências você possui, maior a probabilidade de aguçar sua criatividade. A criatividade nada mais é do que a ligação destas referências para solucionar problemas ou criar algo novo, mostrar ao mundo uma criação diferente da maneira convencional. Leia mais, treine seu senso estético no Pinterest e descubra os vídeos mais procurados no YouTube e no TikTok. Isso vai fazer abrir o seu leque de possibilidades para o Planejamento Mensal. Você só precisa começar a pesquisa e as ideias virão.

4. Editores de fotos e vídeos: Canva, Impresso e Capcut.

Precisa de uma mãozinha com a arte de um conteúdo? Indicamos dois aplicativos bem práticos de serem usados: Canva e o Impresso. Eles são editores de fotos e vídeos muito práticos, que podem te ajudar a fazer conteúdos mais elaborados. Só não exagere nas edições. O Instagram e o TikTok são plataformas que priorizam conteúdos nativos, espontâneos e sem muito ar de propaganda.

Outro aplicativo muito útil é o CapCut. Com ele você acrescenta legendas automáticas aos seus vídeos. Sim, legendas! Não é demais? Desenvolvido pela Bytedance, mesma empresa que criou o TikTok, o aplicativo consegue fazer a transcrição automática do áudio e sincronizar a legenda em poucos segundos.

Estima-se que 80% dos vídeos no Instagram são vistos com o som desativado. Por isso, incluir legendas ao seu conteúdo é um diferencial que pode aumentar as suas chances de atingir um maior número de seguidores e não-seguidores.

5. Instagram Insights e Tiktok Analytics.

Dentro dos próprios aplicativos do Instagram e Tiktok, você conseguirá ver os dados mais relevantes sobre a sua audiência e a performance das suas publicações. Entre nesta feature todos os dias ou ao menos uma vez a cada 7 dias, para saber os resultados dos seus testes.

Para acessar no Instagram basta entrar no seu perfil e clicar no botão “Insights”, logo abaixo da sua bio. Para o TikTok, você vai nas três barras do canto superior direito e clica em “Ferramentas do Criador”. Se esta opção não aparecer, você precisa habilitar a uma Conta Pro para ter acesso.

Como configurar uma conta Pro no TikTok:

  • Na página de seu perfil, clique nas três barras do canto superior direito e abra a guia “Configurações e Privacidade”.
  • Escolha “Gerenciar Conta”.
  • Toque em “Trocar para Conta Colaborativa” e siga as etapas.
  • Escolha o seu setor de negócios (esta categoria não será exibida publicamente).

Voila!



Lembre-se: testes de conteúdo sem mensuração te farão andar em círculos!
Por isso, você precisa desde o início identificar e analisar os melhores conteúdos, horários e temas que sua audiência se identifica, para poder criar novos conteúdos baseados nos insights e crescer cada vez o seu perfil.

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