GERAIS DA PLATAFORMA

O que são influencers?

Consideramos que uma pessoa é um influencer quando tem mais de 1500 seguidores genuínos em pelo menos uma das plataformas sociais suportadas pela PICKME: Instagram e Facebook.

Que marcas estão na PICKME?

Queremos todas as marcas na PICKME. Queremos também todas as empresas que as representam, incluindo agências de relações públicas, media, publicidade e criativas. Pela sua natureza e atividade, é de se esperar que algumas marcas atraiam mais submissões de posts do que outras.

Em que países posso usar a PICKME?

Neste momento a plataforma da PICKME está disponível somente em território brasileiro. Contamos expandir para outros países num futuro próximo.

Em que plataformas sociais posso publicar o meu conteúdo?

Neste momento a PICKME suporta submissões de posts para o Instagram e Facebook.

Há algum pagamento obrigatório ou subscrição para utilizar a plataforma e o APP da PICKME?

Não.

INFLUENCIADORES: totalmente grátis fazer parte do time da PICKME e submeter propostas de conteúdo para as marcas.

MARCAS: apenas efetuam pagamento quando compram um post submetido por um criador/influenciador. É totalmente grátis submeter um brief, partilhá-lo com a nossa rede de criadores/influenciadores e analisar os posts recebidos.

Qual é a diferença entre Campanhas de Influencer Marketing e Campanhas de Compra de Conteúdo?

Na PICKME oferecemos dois tipos de campanhas: de Influencer Marketing e de Compra de Conteúdo.

Numa campanha de Influencer Marketing, o conteúdo desenvolvido pelos influenciadores é publicado por ele na(s) sua(s) rede(s) social(is) após aprovação e pagamento pela marca. Neste tipo de campanha, a propriedade intelectual do conteúdo (copyright) pertence ao influenciador, podendo a marca fazer um repost do que foi publicado na sua própria página, desde que identifique o influenciador, dando-o crédito pelo conteúdo criado.

Numa Campanha de Conteúdo, as marcas estão à procura de conteúdo para usar nos seus diversos canais, tanto online quanto offline. Desta forma, a propriedade intelectual do conteúdo desenvolvido pelos criadores passa para as marcas após a sua aprovação documentada e pagamento. Os criadores/influenciadores não fazem qualquer publicação na(s) sua(s) rede(s) social(is) e as marcas ficam livres para utilizar o conteúdo comprado quando e como quiserem.

Quem cria o conteúdo?

As marcas criam briefs para campanhas e a partir desses briefs criadores/influenciadores criam conteúdo (fotografias, vídeos, stories etc). As marcas podem ser representadas por outras empresas, tal qual agências de relações públicas, publicidade e marketing, mas apenas os criadores/influenciadores podem criar o conteúdo que vai ser publicado/utilizado pelas marcas.

A PICKME quer eliminar as agências de marketing digital, mais especificamente, de influenciadores?

De modo algum. Trabalhamos em estreita colaboração com as agências de marketing oferecendo uma solução de fluxo de trabalho para que possam gerenciar todas as campanhas de influência de seus clientes em um único local, de forma mais rápida, garantindo ao cliente maiores métricas de resultados e transparência. Pergunte-nos como em contato@pickme.com.br.

Como é o processo de aprovação?

A partir do briefing da campanha, criadores/influenciadores enviam para as marcas propostas de posts com o valor que querem receber. Se a proposta foi APROVADA, ele publica em suas redes sociais e recebe seu pagamento.

Se a marca gostou do conteúdo, mas quer NEGOCIAR alguma alteração ou o preço cobrado, ela entrará em contato diretamente com o influenciador, através do chat. Cabe ao influenciador fazer as modificações e reenviar a proposta ou desistir da campanha.

Se o orçamento para a campanha esgotou, a proposta de postagem ou o influenciador não são exatamente o que a marca está procurando, a marca pode NEGAR a postagem e enviar um feedback ao criador/influenciador.

Como a PICKME usa minhas informações pessoais/corporativas?

A PICKME usa as informações pessoais de cada membro com o objetivo de personalizar e melhorar a experiência individual na nossa plataforma.

Qualquer membro pode atualizar suas informações pessoais a qualquer momento através das configurações da sua conta. Qualquer membro tem o direito de a pedir para submeter, alterar ou eliminar a informação que a PICKME detém sobre o mesmo. Estes direitos específicos e todos os outros estão detalhados na nossa política de privacidade.

Para mais informação relativa à gestão da informação pessoal de cada membro por favor envie-nos um email para contato@pickme.com.br.

O que são as regras da PICKME?


Nossas regras podem ser encontradas em nossos Termos de Uso. Para proteger a integridade de nosso mercado, esses são um conjunto de princípios que esperamos que nossos influenciadores e marcas sigam. Sinta-se à vontade para sugerir uma adição em contato@pickme.com.br.

E se um influenciador ou marca violar as regras?

Levamos nossas regras muito a sério e temos o poder de suspender uma conta imediatamente. Se você sentir que um membro violou nossas diretrizes, avise-nos em contato@pickme.com.br.

MARCAS

Quanto custa fazer campanhas com a PICKME?

Não cobramos inscrição na plataforma e também não cobramos taxa de abertura de campanha. A marca é livre para criar seu briefing, navegar pelos conteúdos enviados e escolher seus favoritos GRATUITAMENTE. Quando um conteúdo é aprovado, nós cobramos uma comissão de 20% em cima da taxa do influenciador.

Existe um valor mínimo que deve ser gasto num post/campanha?

Não existe valor mínimo. O valor de cada conteúdo é acordado com o criador/influenciador e a marca pode investir o quanto quiser no valor total da campanha.

Posso procurar por influenciadores na PICKME antes de lançar uma campanha?

Escolher influenciadores é como tentar encontrar compradores individuais no Mercado Livre ou eBay.

A PICKME é o primeiro marketplace de conteúdo do país e desenhamos a plataforma para que ela entregue as marcas escala sem precedentes e rapidez, algo impossível de conseguir quando é necessário escolher influenciadores um a um.

Também acreditamos que a marca tenha o direito de saber exatamente o que será entregue antes da campanha ir ao ar, e do lado do influenciador, queremos que ele seja escolhido pelo conteúdo criado especificamente para tal campanha e não pelo número de seguidores de sua rede. Assim garantimos rapidez, transparência e oportunidade a todos.

De qualquer forma, quando um influenciador submete um post para uma campanha disponibilizamos toda a informação necessária para que as marcas possam verificar seus perfis sociais e garantam assim alinhamento com a marca.

Posso verificar o engajamento de um influenciador antes de aprovar um post?

Claro que sim! Sugerimos que analise os perfis sociais dos influenciadores para ter certeza que ele possui sinergia com a campanha e a marca. Nós disponibilizamos o engagemento médio de cada influenciador quando este submete um post para aprovação.

Não entendo muito sobre Marketing de Influência e nunca fiz uma campanha. Terei algum auxílio para fazer meu briefing e colocar a campanha no ar?

Com certeza. Nós temos uma equipe especializada em campanhas com influenciadores disponível 24h por dia para auxiliá-los com a criação do briefing, orçamento, leitura de métricas e todas as demais dúvidas que surgirem.

Posso pedir para o influenciador fazer alterações na postagem ou negociar preço?

É claro que você pode e a gente super incentiva isso, afinal, queremos que você pague somente por aquilo que você AMAR, nada de conteúdo meia-boca por aqui. Assim que você abrir a janelinha de bate-papo com o influenciador, nosso sitementa entende que vocês estão negociando e muda a postagem para a pasta “EM NEGOCIAÇÃO”. Você pode pedir modificações nas fotos e/ou vídeos e legendas, bem como negociar o horário e dia da postagem e o valor cobrado diretamente com ele.

O que faço se não ficar satisfeito com o resultado final da campanha?

Os resultados variam de acordo com uma série de variáveis nas redes sociais que infelizmente não podemos controlar.

No final de cada campanha, tanto marca quanto influenciador irão receber um resumo da performance da campanha com resultados quantitativos e uma apreciação qualitativa, para que possam entender melhor a performance. Se tiveres alguma questão relativa à performance, entre em contato conosco no contato@pickme.com.br e teremos o prazer em percorrer os posts submetidos para a campanha para ajudar a obter o melhor retorno face ao investimento feito.

E se um influenciador publicar o post errado?

Todas as publicações são validadas pelo PICKME antes de ir ao ar. No caso raro desta situação acontecer, por favor nos envie um email para contato@pickme.com.br. Não serão cobrados quaisquer posts não publicados conforme acordado.

Posso pagar somente com produtos?

Nós ainda não estamos oferecendo essa função na nossa plataforma, mas você pode enviar um e-mail para contato@pickme.com.br ou clicar aqui e a gente te passa direitinho como podemos trabalhar!

Posso mandar amostras do produto para os influenciadores?

Nós recomendamos que seja enviado amostras dos produtos somente se: o produto é um lançamento e ainda não está disponível no mercado ou o produto custa acima de R$20. Pois acreditamos que se o influenciadores não usa o produto ou não está disposto a investir até R$20 para comprá-lo, não gosta tanto dele a ponto de fazer propaganda do mesmo. E essa é uma forma das marcas e dos seguidores terem certeza que a propaganda será sempre legítima e genuína.

Caso você queira mandar amostras, deixe claro para o criador de conteúdo no seu Brief que haverá envio do produto, para que eles tenham isso em mente quando informarem o valor cobrado pelo conteúdo.

Eu aprovo o conteúdo antes de enviar as amostras?

Não. Mantenha o post na pasta de negociação. Aprove a postagem somente depois que o influenciador reenviar o conteúdo já com a imagem original do seu produto.

Como posso obter o máximo de retorno com as campanhas feitas na PICKME?

PICKME é uma plataforma incrivelmente poderosa, desenhada para facilitar, diminuir o tempo e baratear os processos de criação de campanha com influenciadores. Aqui vão algumas dicas rápidas para ter o melhor desempenho possível conosco:

  1. Inclua o máximo de detalhes possível no seu briefing. Quanto mais claro for aquilo que você procura, mais propostas de valor irá receber.
  2. Assim que a campanha estiver no ar, fique de olho em todas as propostas recebidas e “favorite” as que mais gosta, assim será mais fácil escolher as que realmente irão participar da campanha.
  3. Mostre o seu talento também! Criadores tendem a preferir campanhas onde o tom de voz da marca é forte e presente.

Por que não estou recebendo propostas para a minha campanha?

Pode levar pelo menos uma semana para que as campanhas recebam propostas de]os influenciadores. Se depois de uma semana você ainda não tiver resposta, sugerimos que refaça sua campanha ou amplie os filtros de pesquisa do influenciador. Você também pode entrar em contato com o seu gerente de campanha, para que possam discutir melhorias juntos.

Eu devo fornecer feedback para os influenciadores recusados?

Um SIM GIGANTE para essa pergunta! Influenciadores são fãs genuínos de sua marca e dedicaram seu tempo, experiência e muitas vezes, dinheiro para celebrá-los! Nós valorizamos muito isso e queremos que você valorize também, para que eles produzam cada vez mais conteúdos autênticos e criativos. Pedimos para que respondam de forma construtiva, educada e principalmente que não os deixem “a ver navios”, pois nada mais chato que ficar esperando ansiosamente uma resposta e ela nunca chegar, não é?

INFLUENCIADORES

Quais os requisitos para me inscrever na PICKME?

  • Ter acima de 1% de taxa de engajamento;
  • Ter publicado nos últimos 30 dias;
  • Ter uma página ativa no Facebook que esteja vinculada ao seu perfil no Instagram. A conta no Instagram deve ser: Criador de Conteúdo ou Empresa;
  • Ser maior de 18 anos ou possuir autorização dos responsáveis;

Como posso lucrar com a PICKME?

Se a marca aprovar seu post para a sua campanha, receberás na tua conta bancária o valor previamente negociado com a marca. Além de receber produtos, caso seja o caso.

Existe alguma regra de exclusividade?

Não. Os criadores/influencidores têm todo o direito de participar em campanhas em outras plataformas ou com diferentes marcas dentro da PICKME. Porém, as marcas têm o direito de estipular um tempo de exclusividade para uma determinada campanha, nesse caso, será especificado no brief da marca.

Durante quanto tempo devo manter o post nas minhas redes sociais?

No mínimo 30 dias após a data em que publicou o post. De qualquer forma, nós o encorajamos a deixar o post nas suas páginas como fariam com qualquer outro tipo de conteúdo.

Quanto devo cobrar por um post?

Sugerimos um intervalo de valores condizente ao número de seguidores e com os requisitos da marca: quantidade de posts, stories etc. Recomendamos que o influenciador comece com um valor mais baixo por post e que o vá aumentando à medida que comece a demonstrar resultados. Um valor mais alto por post deve refletir melhor conteúdo, mais seguidores e maior engajamento.

Lembre-se de incluir o valor do produto no seu valor final, caso a campanha seja com envio de produtos.

Como receberei os produtos das marcas?

Trabalhamos com pagamento em dinheiro, não com permutas. Sendo assim, somente em circunstâncias específicas, como o produto não estar disponível no mercado ou ser acima de R$20, as marcas lhe enviarão produtos. Na PICKME acreditamos que se um influencer não usa o produto ou não está disposto a investir R$20 em comprá-lo, não deverá recomendá-lo nos seus perfis sociais.

No casa de envio do produto, a marca acertará diretamente com o influenciador a respeito.

No caso de recebimento do produto, como crio conteúdo em campanhas se não o tenho em mãos?

Nesse caso, crie um esboço do post que a marca solicitou, com foto e legenda iguais aos que você faria caso estivesse com o produto em mãos. Envie o esboço para a marca e, caso eles aprovem, lhe enviarão o produto; Já com o produto, refaça a foto e envie novamente para a marca. Assim que eles retornarem a você posta em suas redes e recebe o dinheiro.

E se eu comprar o produto e ainda assim não for selecionado para a campanha?

É decepcionante, a gente sabe! Mas acreditamos que comprar um produto sem ser pago para recomendá-lo, não é diferente de qualquer outra compra feita por você fora da PICKME. Nós da PickMe acreditamos em autenticidade, por isso, gostaríamos que você aplicasse para campanhas de produtos, marcas e serviços que você realmente gosta, que já fazem parte do seu dia a dia ou ainda que você tenha vontade de experimentar e não fará isso somente com caráter comercial.

As marcas podem negociar o preço do post?

Sim. Acreditamos na liberdade de negociação e isso pode acontecer. Mas só deverás aceitar essa negociação se te sentires confortável com a mesma.

Uma vez aprovado, em quanto tempo devo postar em minhas redes sociais?

Você deve postar dentro de 48h, a não ser que a marca peça para você postar em outro momento.

Por que nenhuma marca está aceitando minhas propostas?

Seja paciente. Freqüentemente, as marcas terão acesso a uma série de propostas antes de aceitar.

Estude bem o briefing criado pela marca, especialmente o moodboard e o tom da legenda que eles estão procurando. Também sugerimos que pesquise sobre a mesma nas redes sociais, para entender melhor sobre a empresa e seus valores.

Você também pode refazer a proposta, desta vez com uma oferta mais baixa, pois as taxas altas podem dissuadir as marcas.

Quero fazer minha pré-inscrição!